Com forte influência sobre o governo e decisões estratégicas, presidente da Alerj assume protagonismo nos bastidores do poder fluminense
Nos bastidores da política fluminense, uma pergunta tem ecoado com cada vez mais força: quem, de fato, governa o Estado? Para muitos, a resposta não está no Palácio Guanabara, mas na Assembleia Legislativa. Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, vem sendo apontado como o verdadeiro comandante do Rio de Janeiro.
A avaliação se dá não apenas por sua habilidade política e articulação com diversas forças da base governista, mas principalmente pela forma como tem influenciado diretamente decisões do Executivo estadual. Em diversos episódios recentes, ficou evidente que o peso político de Bacellar supera o de muitos secretários e até do próprio governador Cláudio Castro, que enfrenta um momento de desgaste interno.
A crise provocada pela exoneração de Washington Reis da Secretaria de Transportes durante a ausência de Castro – decisão tomada interinamente por Bacellar enquanto governador em exercício – evidenciou a disputa silenciosa pelo controle do governo. A repercussão foi imediata, gerando rachas na base e colocando Bacellar como peça central no jogo do poder.
A desenvoltura com que Bacellar transita entre prefeitos, deputados e lideranças regionais reforça a percepção de que sua influência vai muito além do legislativo. “Rodrigo Bacellar não apenas comanda a Alerj com mãos firmes, como também dita o ritmo da política estadual. Cláudio Castro parece cada vez mais refém de seu próprio aliado”.
Aliados próximos já tratam Bacellar como “governador”, e sua movimentação nos bastidores indica que ele poderá disputar de forma mais direta o poder executivo em 2026. Enquanto isso, a imagem de Castro sofre com as sucessivas crises internas, perdendo capital político em um momento em que precisava demonstrar força para consolidar sua pré-candidatura ao Senado.
Se a caneta “oficial” continua com Cláudio Castro, o controle político e a articulação estratégica estão, cada vez mais, nas mãos de Rodrigo Bacellar. E para muitos, no atual cenário, ele já governa — ainda que sem o título formal.
Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político instagram.com/@marcossoaresrj | instagram.com/@falageraltv | www.falageral.com.br