A corrida eleitoral para as próximas eleições começa a esquentar em Macaé, no norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro, com o surgimento de diversos nomes que vão brigam por uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. A política local, tradicionalmente marcada por fortes alianças, já sente o impacto dessa disputa antecipada nos bastidores da política.
Entre os pré-candidatos, neste artigo vamos destacar 4 nomes conhecidos na cidade, alguns com grande influência política e outros surgindo como novidades. Márcio Rezende é ex secretário de infraestrutura e irmão de Welberth Rezende, atual prefeito reeleito de Macaé (seu maior cabo eleitoral para 2026). João Lemos, empresário do ramo offshore, político, foi candidato a vereador em 2024 em Macaé representando a direita. Arnaldo Baltazar, comerciante, surge como novidade, e Helio Secco, empresário em Macaé,
A intensificação das articulações políticas indica que Macaé será um palco importante na definição dos representantes do Estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional.
A pluralidade de pré-candidatos reflete a busca de diferentes grupos e setores da sociedade para fortalecer suas pautas no âmbito federal. O município, que tem crescido economicamente graças à indústria do petróleo e gás, entre outras atividades, reivindica maior representatividade para garantir recursos e políticas públicas que atendam às demandas locais.
Além disso, as alianças partidárias começam a ser costuradas nos bastidores, com olho nas estratégias eleitorais para conseguir um bom desempenho nas urnas. A disputa promete ser um teste para os caciques políticos locais, que precisarão mobilizar suas bases para garantir votos e visando as eleições municipais de 2028.
A expectativa de ver quem conseguirá levar a voz de Macaé a Brasília, defendendo os interesses da cidade e buscando melhorias para o desenvolvimento regional, deve movimentar a cidade que tem forte influência política na região.
Uma definição dos candidatos oficial ainda depende das convenções partidárias, mas a movimentação já indica que a política macaense viverá um período de grande agitação até o pleito.
Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político instagram.com/@marcossoaresrj | instagram.com/@falageraltv
Todos os dias sempre um novo artigo com opinião e análises políticas.
Estaremos trazendo a história de cada um dos pré-candidatos para os nossos leitores.