A corrida eleitoral para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) ganhou mais um nome em Macaé. A ex-vereadora Iza Vicente, atual secretária de Ensino Superior da cidade, se declarou pré-candidatura, movimentando ainda mais o cenário político local.
Iza Vicente se junta a outros quatro nomes já confirmados na disputa: Vereador Alan Mansur, (Presidente da Câmara Municipal), Cesinha (Ex-presidente da Câmara Municipal e atual líder do governo), Chico Machado, deputado estadual que busca a reeleição com base sólida em Macaé e outras cidades por sua atuação na ALERJ, e Dr. Lucas, médico e atual Secretario de Saúde Macaé.
Cinco nomes, um mesmo objetivo: garantir influência e status político sob a bandeira de “representar Macaé”. Mas será que a briga é mesmo pelo povo – ou por espaço nas engrenagens do poder fluminense?
A multiplicação de pré-candidatos evidencia a cobiça por uma vaga na ALERJ e reflete o peso político e econômico que Macaé exerce no estado. Com um eleitorado significativo, a cidade surge como palco de disputas interna.
A fragmentação de candidaturas revela não apenas diversidade política, mas também uma disputa interna por quem vai ter o poder de representar a cidade na ALERJ.
Com a sua passagem no legislativo municipal, a ex vereadora Iza, teve a seu desfavor uma derrota nas urnas macaenses em 2024, quando não conseguiu sua reeleição. No entanto, em reconhecimento aos seus 2372, garantiu-lhe uma vaga no executivo, assumindo a Secretaria de Ensino Superior. Iza, teve 1887 votos em 2020, quando conquistou a vaga no legislativo, sendo a única mulher na legislatura. Advogada e ativista, com frente aos direitos das mulheres e justiça social. Representa a esquerda macaense. Deve deixar o Rede/Solidariedade para concorrer em 2026.
Com nomes experientes e novatos na disputa, a eleição tende a ser marcada por uma polarização dos votos. O que volto a repetir, arrisca-se abrir caminho para surpresas nas urnas, tornando a disputa ainda mais imprevisível e Macaé acabar sem representante na ALERJ.
As alianças e as articulações devem definir o futuro da representação local no Legislativo fluminense.
Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político instagram.com/@marcossoaresrj | instagram.com/@falageraltv
Todos os dias sempre um novo artigo com opinião e análises políticas.
Breve: Traremos Artigos falando a trajetória de cada pré-candidato macaense.