Fala Geral
  • Política
  • Brasil
  • Notícias
  • Marcos Soares
  • Policia
  • Macaé
sexta-feira - 20 fev 2026
Fala Geral
  • Política
  • Brasil
  • Notícias
  • Marcos Soares
  • Policia
  • Macaé
Fala Geral > Blog > Eleições 2026 > Bolsonaro rompe com Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar: “Não vou apoiar nenhum dos dois”
Eleições 2026Marcos SoaresPolíticaRio de Janeiro

Bolsonaro rompe com Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar: “Não vou apoiar nenhum dos dois”

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
409.9k Views
Compartilhar
3 min de Leitura
Compartilhar

Declaração do ex-presidente expõe racha na direita fluminense e sinaliza indefinição sobre o palanque bolsonarista no Rio para 2026

Em declaração incisiva, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) descartou apoio ao governador Cláudio Castro (PL) para o Senado e ao presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), para o governo do Rio em 2026. “Não vou apoiar Cláudio Castro para o Senado, nem Bacellar para o governo. Pode avisar lá. Vou esperar as coisas acontecerem e decidir com calma o que vamos fazer no Rio em 2026″, afirmou Bolsonaro a aliados, segundo apurou a equipe do Fala Geral.

A fala representa um divisor de águas nas articulações da direita fluminense. Cláudio Castro (PL) vinha tentando se consolidar como herdeiro político do bolsonarismo no estado após ter recebido apoio decisivo de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Já Rodrigo Bacellar (União), com forte influência na Assembleia Legislativa (ALERJ) e tentativas de aproximação com setores conservadores, também contava com uma possível bênção do ex-presidente para alavancar sua candidatura ao Palácio Guanabara.

Nos bastidores, aliados de Bolsonaro avaliam que tanto Castro quanto Bacellar se afastaram de pautas e compromissos assumidos com o ex-presidente. Um interlocutor próximo afirmou que Bolsonaro estaria “desconfortável” com movimentos recentes de ambos, sobretudo em relação à exoneração de Washington Reis (MDB) ex-prefeito de Duque de Caxias e atual secretário estadual, por Bacellar enquanto governador interino.

A declaração surpreendeu parte da base bolsonarista fluminense, que agora se vê sem uma liderança clara para 2026. Internamente, o nome de Reis, chegou a ser citado por Bolsonaro como seu possível candidato, mas, segundo um grupo em conversas privadas mais próximo de Bolsonaro, Reis também já estaria descartado.

Segundo fontes, Bolsonaro pretende observar o cenário político até o final de 2025 antes de definir seu apoio no Rio. O ex-presidente avalia nomes que possam representar de forma mais fiel seus princípios conservadores e a base evangélica, além de manter fidelidade ideológica.

Enquanto isso, figuras como o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) são cogitados como alternativas viáveis para liderar a chapa majoritária no estado.

Com as declarações de Bolsonaro, o cenário eleitoral do Rio de Janeiro ganha um novo capítulo de incertezas — e promete disputas acirradas nos bastidores da direita fluminense.

Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político

Você pode se Interessar

Lula vence os Bolsonaros e empata com Tarcísio no segundo turno segundo pesquisa Genial/Quaest

Com volta das escolas de samba, Macaé lança programação especial para o Carnaval 2026

A disputa entre Rodrigo Bacellar (União Brasil) e Washington Reis (MDB) é o mais recente e emblemático capítulo da antecipada corrida eleitoral pelo governo do Rio de Janeiro em 2026.

Alcolumbre pode sofrer sanções dos EUA caso impeachment de Moraes continue travado no Senado

Crise sem Fim: A Falência da Segurança Pública no Rio e a Decadência do Governo Cláudio Castro

Artigo Anterior PT escancara criação de milícia digital com selo oficial e financiamento partidário
Próximo Artigo R$ 1,5 bilhão do Bolsa Família para estrangeiros: brasileiros pagam a conta
- Advertisement -
Ad imageAd image

You Might Also Like

Eleições 2026MacaéMarcos SoaresRio de Janeiro

Thiago Salvador abandona pré-candidatura para apoiar Chico Machado: manobra política ou aliança estratégica para 2028?

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
3 min de Leitura
MundoNotíciasPolítica

Investigação aponta que rede de fundações ligadas a George Soros desviou US$ 40 milhões para apoiar campanha de Zohran Mamdani em Nova York

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
5 min de Leitura
Aconteceu no BrasilDestaquesPoliciaRio de Janeiro

OPERAÇÃO CONTENÇÃO MOBILIZA MIL AGENTES NO COMPLEXO DO SALGUEIRO

Fala Geral
Fala Geral
2 min de Leitura
BrasilBrasíliaNotíciasPolítica

Lula assina decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade após tarifaço de Trump

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
2 min de Leitura
Mostrar Mais
adbanner
Bem Vindo de Volta!

Faça Login

Usuario ou Email
Senha

Perdeu sua Senha?