Fala Geral
  • Política
  • Brasil
  • Notícias
  • Marcos Soares
  • Policia
  • Macaé
sexta-feira - 20 fev 2026
Fala Geral
  • Política
  • Brasil
  • Notícias
  • Marcos Soares
  • Policia
  • Macaé
Fala Geral > Blog > Notícias > Justiça espanhola nega extradição de bolsonarista e encerra cooperação com o Brasil
NotíciasPolítica

Justiça espanhola nega extradição de bolsonarista e encerra cooperação com o Brasil

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
271.2k Views
Compartilhar
3 min de Leitura
Compartilhar

Interpol foi acionada no caso para evitar que ordens de prisão contra o militante Oswaldo Eustáquio sejam emitidas

A decisão da Justiça da Espanha de recusar o pedido de extradição do jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio repercutiu diretamente nas relações com o Brasil. Além de encerrar a colaboração com autoridades brasileiras no caso, a Justiça acionou a Interpol, o que levou à suspensão de ordens de prisão baseadas na solicitação rejeitada.

Na última segunda-feira (14/4), três juízes da Audiência Nacional espanhola aprovaram de forma unânime que Eustáquio não cometeu crime segundo as leis espanholas. Segundo os magistrados, o envio do militante de volta ao Brasil implicaria um “risco elevado” de agravamento da sua situação judicial por conta de suas posições políticas.

 

Contents
Interpol foi acionada no caso para evitar que ordens de prisão contra o militante Oswaldo Eustáquio sejam emitidasA decisão da Justiça da Espanha de recusar o pedido de extradição do jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio repercutiu diretamente nas relações com o Brasil. Além de encerrar a colaboração com autoridades brasileiras no caso, a Justiça acionou a Interpol, o que levou à suspensão de ordens de prisão baseadas na solicitação rejeitada.Na última segunda-feira (14/4), três juízes da Audiência Nacional espanhola aprovaram de forma unânime que Eustáquio não cometeu crime segundo as leis espanholas. Segundo os magistrados, o envio do militante de volta ao Brasil implicaria um “risco elevado” de agravamento da sua situação judicial por conta de suas posições políticas.A análise da corte destacou o “caráter político” das ações imputadas a ele, realizadas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em oposição ao atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva.Com base nisso, a Justiça espanhola determinou que a Interpol fosse comunicada oficialmente. O objetivo é garantir que nenhuma nova ordem de captura ou extradição contra Eustáquio seja emitida com base no pedido já negado. A organização policial internacional deve retirar o nome do jornalista de seus sistemas e cancelar qualquer alerta vigente.A decisão também estabelece o fim das medidas cautelares impostas durante a análise do pedido de extradição, além de encerrar a colaboração jurídica entre Brasil e Espanha neste caso específico.O caso teve mais um desdobramento após a revelação da decisão pela imprensa. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, que foi um pedido feito pela Espanha. A resposta de Moraes foi interpretada como uma retaliação, sob o argumento de que a negativa espanhola violou o princípio de reciprocidade presente no tratado bilateral.Vale lembrar que Eustáquio está foragido da Justiça brasileira desde 2022 e é alvo de mandado de prisão preventiva expedido por Moraes no contexto de investigações sobre atos antidemocráticos. A corte espanhola também considerou denúncias de parlamentares brasileiros que afirmaram que ele teria sido vítima de maus-tratos enquanto esteve sob custódia no Brasil.Públicidade:

A análise da corte destacou o “caráter político” das ações imputadas a ele, realizadas em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em oposição ao atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Com base nisso, a Justiça espanhola determinou que a Interpol fosse comunicada oficialmente. O objetivo é garantir que nenhuma nova ordem de captura ou extradição contra Eustáquio seja emitida com base no pedido já negado. A organização policial internacional deve retirar o nome do jornalista de seus sistemas e cancelar qualquer alerta vigente.

A decisão também estabelece o fim das medidas cautelares impostas durante a análise do pedido de extradição, além de encerrar a colaboração jurídica entre Brasil e Espanha neste caso específico.

O caso teve mais um desdobramento após a revelação da decisão pela imprensa. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, que foi um pedido feito pela Espanha. A resposta de Moraes foi interpretada como uma retaliação, sob o argumento de que a negativa espanhola violou o princípio de reciprocidade presente no tratado bilateral.

Vale lembrar que Eustáquio está foragido da Justiça brasileira desde 2022 e é alvo de mandado de prisão preventiva expedido por Moraes no contexto de investigações sobre atos antidemocráticos. A corte espanhola também considerou denúncias de parlamentares brasileiros que afirmaram que ele teria sido vítima de maus-tratos enquanto esteve sob custódia no Brasil.

 


Públicidade:
      
   
   

Você pode se Interessar

“Blindagem Oficial: Procuradoria pede para arquivar pedido de investigação da cúpula da Previdência”

Operação Carbono Oculto: Gaeco aponta sucessão da Rodopetro ao grupo Copape/Aster em esquema bilionário de combustíveis

Campos dos Goytacazes – RJ: Prefeito busca apoio em Brasília enquanto crise na saúde se agrava

Alan Mansur é eleito presidente da Câmara Municipal de Macaé para o próximo biênio

Governo Trump sanciona Moraes com lei Magnitsky

Artigo Anterior Ato com Bolsonaro para aprovar anistia a presos do 8/1 atrai milhares para a Avenida Paulista
Próximo Artigo podFalar – podcast do jornal Gazeta Popular com Marcos Soares, recebe hoje a cantora Erica Carvalho
- Advertisement -
Ad imageAd image

You Might Also Like

Eleições 2026MacaéMarcos SoaresPolíticaRio de Janeiro

Welberth Rezende atrai atenção de pré-candidatos ao Palácio Guanabara; visitas de Eduardo Paes e Washington Reis reforçam protagonismo regional do prefeito.

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
2 min de Leitura
Eleições 2026MacaéMarcos SoaresPolíticaRio de Janeiro

A Força da Nova Política? Welberth Rezende pode ser a aposta de Edurado Paes para o Estado

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
4 min de Leitura
Notícias

Brasil tem passaporte mais poderoso na América Latina

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
2 min de Leitura
Eleições 2026Marcos SoaresOpiniãoPolíticaRio de Janeiro

Crise sem Fim: A Falência da Segurança Pública no Rio e a Decadência do Governo Cláudio Castro

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
20 min de Leitura
Mostrar Mais
adbanner
Bem Vindo de Volta!

Faça Login

Usuario ou Email
Senha

Perdeu sua Senha?