Fala Geral
  • Política
  • Brasil
  • Notícias
  • Marcos Soares
  • Policia
  • Macaé
sexta-feira - 20 fev 2026
Fala Geral
  • Política
  • Brasil
  • Notícias
  • Marcos Soares
  • Policia
  • Macaé
Fala Geral > Blog > Eleições 2026 > “Onde Washington Reis estiver, eu estarei”, diz prefeito Wladimir Garotinho em articulação política
Eleições 2026Marcos SoaresPolíticaRio de Janeiro

“Onde Washington Reis estiver, eu estarei”, diz prefeito Wladimir Garotinho em articulação política

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
291.5k Views
Compartilhar
4 min de Leitura
Compartilhar

Em meio a fortes movimentações nos bastidores para as eleições de 2026, o prefeito Wladimir Garotinho (PP), herdeiro político dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, lançou uma declaração que reverberou na cena política do estado: “Onde Washington Reis estiver, eu estarei”.

A frase veio após o convite feito por Washington Reis (MDB) presidente estadual do MDB e secretário estadual de Transportes do Rio, para que Wladimir se vinculasse ao partido e componha a chapa liderada por Reis — seja como vice ou candidato ao Palácio Guanabara — nas próximas eleições estaduais.

No dia 27 de maio, Washington Reis participou de uma missa em Campos que marcou o início da safra de cana pela Coagro. Após a cerimônia, em um almoço com a presença de políticos locais — incluindo Anthony e Rosinha Garotinho — Reis oficializou o convite para Wladimir. Ele reafirmou que o MDB pretende apresentar candidatura própria ao governo do Rio em 2026 e destacou Wladimir como um “bom nome” para somar à chapa.

Embora a filiação ainda dependa de uma janela partidária, a colocação pública do prefeito reforça uma provável aproximação entre o clã Garotinho e o MDB — movimento que sinaliza uma estratégia de fortalecimento diante do atual cenário político estadual.

Wladimir, prefeito desde janeiro de 2021, vem se consolidando como liderança proeminente no interior fluminense, com destaque em infraestrutura e gestão fiscal em Campos. Em declarações anteriores, mostrou-se confiante quanto ao seu potencial eleitoral — avaliando como “especialista em derrotar Bacellar” — numa possível disputa que envolva o deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), um dos principais adversários dos Garotinhos e agora também o ex secretário de transportes, Washington Reis.

Filiação partidária: o prefeito ainda não deixou o PP, que recentemente firmou federação com o União Brasil. A troca de partido só será possível quando a janela para filiações se abrir, o que pode ocorrer em 2026.

Washington Reis, enquanto aguarda reverter sua inelegibilidade no STF, reafirmou sua disposição de liderar a chapa e considera Wladimir como potencial vice ou até mesmo cabeça de chapa.

Essa movimentação coloca o MDB — com os Garotinhos — como uma força a ser considerada em três frentes: sucessão municipal no Rio (com Eduardo Paes e possível vice Garotinho), governo do estado e até mesmo federal.

Para Campos, o alinhamento nacional pode trazer benefícios — acesso a recursos, projetos estaduais e visibilidade para a região. Ainda assim, há receio de que a consolidação dessa articulação acabe vinculando a gestão local às disputas mais amplas do MDB fluminense.

A declaração revela apoio público de Wladimir Garotinho a Washington Reis e sua articulação no MDB.

A movimentação fortalece a relevância política dos Garotinhos no contexto estadual.

Restam decisões importantes: trocar ou não de partido, o papel de Wladimir na chapa e o impacto na política local.

Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político                                                                                                                                   instagram.com/@marcossoaresrj    |  instagram.com/@falageraltv  |  www.falageral.com.br

Você pode se Interessar

Witzel critica atuação de Bacellar e aponta oportunismo político em meio à crise no governo Cláudio Castro

Clarissa Garotinho anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro

Programa Estadual Carga Segura avança na Alerj

“Gilmarpalooza”: O Fórum de Lisboa e o Desgaste da Imagem do STF

PT escancara criação de milícia digital com selo oficial e financiamento partidário

Artigo Anterior R$ 1,5 bilhão do Bolsa Família para estrangeiros: brasileiros pagam a conta
Próximo Artigo “Disputa Acirrada pelo Poder: Alan Mansur, Chico Machado e Cesinha podem disputar cadeira da ALERJ em 2026”
- Advertisement -
Ad imageAd image

You Might Also Like

Ações do STFBrasilPolítica

Julgamento de Bolsonaro entra no terceiro dia

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
2 min de Leitura
BrasilDestaquesPolíticaWilliam Dornelas

O Retorno do Recesso Legislativo

Fala Geral
Fala Geral
3 min de Leitura
BrasilBrasíliaMarcos SoaresPolítica

R$ 1,5 bilhão do Bolsa Família para estrangeiros: brasileiros pagam a conta

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
4 min de Leitura
BrasilDenúnciaMarcos Soares

Ataque Hacker Contra o Grupo Gazeta Brasil Comunicação Expõe Tentativa de Silenciar Imprensa Independente

Redação Fala Geral
Redação Fala Geral
2 min de Leitura
Mostrar Mais
adbanner
Bem Vindo de Volta!

Faça Login

Usuario ou Email
Senha

Perdeu sua Senha?