O ex-governador Wilson Witzel declarou que pretende disputar novamente o Palácio Guanabara nas eleições de 2026. A afirmação foi feita durante uma entrevista onde Witzel afirmou que está “pronto para devolver a esperança aos fluminenses”.
Witzel, que foi afastado do cargo em 2021 após processo de impeachment por supostas irregularidades em contratos da área da saúde durante a pandemia de Covid-19, disse que sua candidatura será marcada pela “luta contra a corrupção e o resgate da credibilidade do Estado”.
“Fui vítima de uma trama política. Agora é hora de colocar a verdade à mesa e trabalhar pelo povo do Rio”, afirmou Witzel, sem citar nomes, mas alfinetando antigos aliados e adversários.
A declaração pegou parte da classe política de surpresa, já que Witzel vinha mantendo discrição desde sua saída do governo. A possível candidatura pode fragmentar o campo da direita fluminense e acirrar a disputa com Eduardo Paes, Rodrigo Bacellar e Washington Reis ou Wladimir Garotinho e outros nomes que devem surgir no tabuleiro.
Witzel foi eleito em 2018 com forte apoio do bolsonarismo, mas rompeu com o então presidente Jair Bolsonaro após atritos sobre a gestão da segurança pública no Estado. Sua cassação ocorreu em meio a denúncias de irregularidades em contratos emergenciais durante a pandemia, acusações que ele sempre negou.
Witzel terá de enfrentar não apenas a rejeição popular herdada do impeachment, mas também dificuldades para construir alianças partidárias robustas. Até o momento, ele não confirmou qual legenda pretende abrigar sua candidatura.
Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político instagram.com/@marcossoaresrj | instagram.com/@falageraltv